Reportagem Edson Souza
Que tal uma viagem no tempo para relembrar um momento marcante da relação entre Ilhabela e o carnaval paulista?
Em 1994, a Nenê de Vila Matilde, uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, levou para o Sambódromo do Anhembi uma homenagem especial ao arquipélago com o samba-enredo “Pirá-Ique: Mistério e Magia”. O desfile integrou o Grupo Especial e foi transmitido ao vivo pela Rede Globo, com apresentação dos jornalistas César Tralli, William Bonner, Alberto Gaspar, entre outros nomes do jornalismo nacional.
O enredo, assinado pelos sambistas Panda, Mosquitinho, J. Reis e Juarez, exaltou as belezas naturais de Ilhabela, destacando sua rica fauna e flora, as histórias de piratas que, no passado, se esconderam nas baías da ilha e até mesmo lendas contemporâneas, como os supostos avistamentos de discos voadores — elementos que reforçaram o caráter místico e imaginário do território insular.
Em Ilhabela, o carnaval de 1994 também foi especial. Em comemoração aos seus 45 anos de fundação, a Nenê de Vila Matilde levou cerca de 300 componentes para desfilar na Passarela do Samba da Rua Doutor Carvalho, no bairro da Vila/Centro. Na ocasião, o município apoiou a escola com logística, fornecendo transporte e alimentação aos integrantes, inclusive com o envio de seis ônibus para a locomoção da comitiva.
Para aquele ano, a escola apostou na revelação Pedrinho Pinotti e trouxe Dom Marcos como intérprete oficial do samba-enredo. Apesar de realizar um desfile tecnicamente bonito, com fantasias bem elaboradas e forte impacto visual, a apresentação ocorreu sob chuva intensa e sofreu uma penalização de dois pontos pela não entrega da pasta de explanação do enredo aos jurados. Com isso, a Nenê de Vila Matilde encerrou a apuração na 6ª colocação, somando 278,5 pontos.
Mais do que um resultado competitivo, o desfile de 1994 permanece como um capítulo singular da história cultural de Ilhabela, eternizado na avenida e na memória coletiva do carnaval brasileiro.















Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.