Por Edson Souza / Colaborou Maria Angélica de Moura Miranda
Assista no YouTube -- Clique Aqui
O litoral norte de São Paulo mais uma vez mostrou a força da sua produção literária. Realizado no último sábado (25), nas dependências do Tebar Praia Clube, em São Sebastião, o 29º Encontro Regional de Autores reuniu escritores de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, reafirmando a riqueza e a diversidade cultural da região.
Coordenado pela jornalista e escritora Maria Angélica de Moura Miranda, o encontro apresentou 37 obras e contou com a presença de 22 autores, dos mais variados estilos e gêneros literários. Nesta edição, 16 escritores se apresentaram ao público, sendo 11 deles estreantes no evento — um indicativo do crescimento e da renovação do cenário literário regional.
Durante a cerimônia, Maria Angélica destacou a importância da preservação da memória e da valorização dos escritores que contribuíram para a história cultural do litoral norte. Ao mencionar o livro “Meu Caminho Suave”, do mestre Sensei Josino Francisco de Souza, a coordenadora relembrou o legado do autor, que dedicou mais de seis décadas ao ensino e à formação esportiva em Caraguatatuba e Ubatuba:
“É muito bom relembrá-lo, junto dos 26 escritores que já foram homenageados aqui e que hoje já não estão mais conosco”, afirmou Angélica.
A mesa de abertura teve início com a professora e escritora Vera Nardi, de 85 anos, que apresentou seu terceiro livro e está trabalhando no seu quarto titulo. Vera é uma das grandes referências da cena cultural do município. Na sequência, apresentaram-se os autores das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, revelando a diversidade literária do litoral norte.
Entre as obras apresentadas, destacaram-se trabalhos acadêmicos, como os de Mara Pereira Nasser e professora Cecília Mariano, além das poesias de Luiz Correard, Ivo de Souza e Cleusa Pires de Andrade. A maioria das produções, no entanto, girou em torno do resgate da Cultura Caiçara, tema central que permeou os causos e narrativas de Mestre Pedro Caetano, Adilson Zambaldi e Beatriz Vaz.
A religiosidade popular também esteve presente, com obras como o livro sobre o Convento Franciscano, de Edson Souza, e “Benzô”, de Letícia Adra. O público foi convidado a revisitar a arte dos antigos livreiros com o trabalho premiado da escritora Gisele Cursino, uma homenagem à tradição e à memória do livro como objeto cultural.
Foram destacadas as obras voltadas às mulheres vítimas de violência doméstica, de Alice Danielle, que aborda a superação e o acolhimento feminino, e “Coincidências Não Existem”, de Débora Puertas, que reflete sobre os caminhos e encontros da vida. Encerrando o ciclo de apresentações, a participação de Nathalia Dhafine com seu segundo livro, desta vez direcionado as crianças.
O evento também contou com a presença de nomes expressivos da literatura regional, como Iracema Mendes de Souza (Ceminha), de Caraguatatuba; Rosesmil e Adriana Rego, de São Sebastião; e, representando Ilhabela, Edinho Souza e Silvana Beraldo (homenageada por seu trabalho com livros artesanais, representada pelo filho, Pedra).
Para a coordenadora, o encontro foi mais do que uma exposição de obras:
“Foi um momento de almas gigantes, pensadores e poetas — um momento cultural único. É bom saber que existem pessoas que ainda se importam com a simplicidade da escrita e com as verdades do coração”, destacou.
Mais do que uma reunião de escritores, o Encontro Regional de Autores consolida-se como um movimento de integração cultural, fortalecendo os laços entre leitores, autores e comunidades. Em sua 29ª edição, o evento reforça a importância da leitura, da escrita e do sentimento de pertencimento à história local — transformando cada página em um registro vivo da identidade do litoral norte.
















Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.